Foto: Leco Viana / ImagoImages


A menos de 15 dias para o início do Campeonato Brasileiro, os cartoleiros já estão monitorando os times para entender quem está numa melhor fase para poder escalar na primeira rodada do Cartola FC. Entretanto, antes disso, é preciso entender alguns fundamentos e critérios do fantasy game, como por exemplo, a pontuação das finalizações. 

Apesar desse fundamento possuir algumas variações, os critérios de análises das finalizações de 2020 serão mantidos para esta nova temporada. Veja abaixo as três possibilidades de pontuação neste scout:

Foto: Leco Viana / ImagoImages



– Finalização para fora (FF): 0.80 ponto

– Finalização defendida (FD): 1.20 ponto

– Finalização na trave (FT): 3.0 pontos


Entretanto, apesar de estarem bem definidas as três situações de pontuação com os critérios de finalização, nem sempre todos os arremates a gol terminam de maneira clara e simples nas partidas. 

Por isso, veja abaixo o que o fantasy game irá considerar em possíveis variações de lances de finalização:



1 – Bola bate na trave após defesa do goleiro: Conforme já era feito no ano passado, o autor do chute ganhará a pontuação de finalização na trave (+3 pontos). O goleiro ganhará 1 ponto, referente à defesa.



2 – Bola vai para fora após desvio no adversário ou no companheiro de equipe: Toda finalização que sair pela linha fundo após desviar no adversário ou no companheiro da equipe será considerado finalização para fora (FF: 0,80 ponto). Vale ressaltar que é necessário que o lance seja considerado uma finalização, e não uma tentativa de passe ou cruzamento. 



3 – Finalização defendida após desvio: Será considerado normalmente como uma finalização defendida, desde que o goleiro pratique a defesa. 

Se a bola chegar amortecida, quase parando para o goleiro, sem perigo de gol, não será considerado finalização defendida. 



4 – Finalização salva por um jogador de linha: Em uma situação onde o goleiro não tenha condições de fazer a defesa e um atleta de linha evita o gol que seria certo, será considerado finalização defendida  (+1,2). 

OBS: Vale destacar que o jogador que bloqueou a bola não ganhará a pontuação de defesa.



5 – Cruzamento ou finalização: 


* Cruzamento claro direto para fora: passe incompleto (-0.10).

* Cruzamento claro direto na trave: computado como finalização na trave (3.0)

* Cruzamento claro com desvio para fora: se o desvio for do adversário será considerado passe incompleto (-0.10)

* Cruzamento claro com desvio e trave ou defesa do goleiro: O lance será revisado. Caso não ocorra um desvio involuntário e sim uma ação do defensor de atacar a bola na tentativa de afastar a bola, alterando a trajetória, não será considerada FT (Finalização na trave), FF (Finalização para fora) ou FD (Finalização defendida).



6 – Goleiro espalma para fora, mas a arbitragem marca tiro de meta: Quando houver clareza no lance, evidenciando o erro da arbitragem, será considerado o que de fato aconteceu na jogada. 



Clique e confira a provável escalação de todas as equipes dos estaduais!

Garanta sua vaga para o melhor Plano Sócios do Cartola FC e ainda receba dicas exclusivas dos Estaduais, Copa do Nordeste e competições europeias.

Acesse: https://camillojoga10.com.br/seja-socio/

quer mais conteúdo?

Veja publicações parecidas

Top 5 SGs para a rodada 36 do Cartola FC 2021

Foto: Reprodução / Camillo Joga10 Buscando ótimas alternativas na defesa para segurar o SG? O Camillo Joga10 separou 5 defesas para a rodada 36 do