Será que pela primeira vez, desde a criação do game, não teremos Cartola FC esse ano? Entenda tudo o que pode acontecer nesse cenário do Coronavírus.

 Como alguns de vocês devem saber, os campeonatos na Europa (Espanha, Inglaterra, França, Portugal, Itália, entre outros), já pararam. A principal competição de clubes do mundo, a UEFA Champions League, também parou. Já temos vários jogadores infectados pelo vírus. Nossa vizinha Argentina já fechou a fronteira, ou seja, ninguém entra e sai do país, a não ser argentinos vindos de fora.

O Cenário no Brasil em relação ao Coronavírus é o seguinte: temos um pouco mais de 200 casos confirmados no dia 16 de março. E segundo alguns especialistas, nós estamos somente no início do caos. A prática de fiscalizações mais severas, como já é feito em países na Europa, pode se tornar uma realidade em nosso país, onde somente uma pessoa pode sair de casa, evitando aglomerações, saindo apenas para o necessário. Os especialistas falaram que em até 20 dias teremos um surto aqui em nosso país, podendo chegar até 45 mil infectados pelo vírus.

Jogadores do Grêmio com mascaras em protesto ao coronavírus (Foto: Diego Vara/Reuters).

A CBF suspendeu as competições nacionais (Copa do Brasil e campeonato Brasileiro, campeonatos da base). A federação de futebol do Rio (FERJ), anunciou nessa segunda feira, 16, a suspensão do campeonato carioca pelo prazo de 15 dias. A decisão foi tomada após um consenso entre os dirigentes. A FERJ também recomendou às equipes que interrompam e suspendam todas as atividades do departamento de futebol, tais como treinamentos e quaisquer outras que implique em aglomeração, principalmente em ambientes fechados. A Federação Paulista tomou o mesmo rumo, só que a suspensão é por tempo indeterminado. E O campeonato Gaúcho foi paralizado por 2 semanas.

Nós já temos um calendário apertado e com essas suspensões e adiamentos, tende a piorar. Temos 3 cenários possíveis quando o coronavírus for controlado:

1- Voltar exatamente de onde parou. Com isso teríamos que jogar os estaduais e o brasileirão seria jogado mais a frente. Nessa situação, não teríamos como jogar as 38 rodadas do futebol brasileiro, pois teríamos libertadores, brasileiro, copa do brasil e ainda os estaduais, o que tornaria inviável essa opção. Ou seja, em vez de 38 rodadas, seriam 19. E os 8 melhores times nesse turno poderiam disputar o mata-mata, dividido em 3 fases: quartas de final, semifinal e final.

2- Declarar que não tem como terminar os estaduais. Não tendo campeões estaduais no ano de 2020, priorizando o brasileiro e as copas do brasil e libertadores.

3- Concluir os estaduais até agosto e começar o brasileirão a partir do término dos campeonatos regionais. Existiria a possibilidade de criar um calendário igual ao europeu aqui no Brasil. Com isso, os estaduais poderiam ser disputados ao longo do ano. E o brasileirão poderia ser disputado por temporadas em 2 anos diferentes, exemplo: 2020-2021, começando no segundo semestre de um ano e terminando no primeiro semestre do ano seguinte.

Mas a CBF teria muita dificuldade para implantar qualquer uma dessas opções, pois os clubes só pensam neles mesmos. Só será possível se as equipes tiverem bom senso, podendo ter uma decisão através de votação. Por enquanto, nada está decidido, terão que fazer algo especial esse ano e para a sequência dos jogos, porque é um caso novo e inédito não só no Brasil, mas em todo o mundo.

quer mais conteúdo?

Veja publicações parecidas

MUDANÇA NA PONTUAÇÃO DO CARTOLA FC

Temos mais novidades para o Cartola FC 2020. Apesar da transmissão ter ocorrido no dia 1º de abril, nada do que foi dito é mentira.

Mais Novidades pro Cartola Fc 2020

Rolou uma live no perfil da Carol Bernardi (@acarolbernardi) no dia 20/03/2020, com Fred Ring (@fred.ring, Central de Estatísticas da Globo) e Cassius Leitão (@cassiusleitao8,