Já reparou que em quase todas as transmissões de futebol é comum ver os narradores e comentaristas analisando as ações de cada time e jogador, embasados nas ESTATÍSTICAS das equipes, como: posse de bola, índice de calor no campo, chutes ao gol, cartões amarelos e vermelhos, entre outros. Mas quem acha que eles têm memória fotográfica ou que ficam anotando tudo numa folha, está enganado.

O site, utilizado por comunicadores e amantes do futebol, consegue acompanhar dados de jogos ao vivo ou ver dados históricos das equipes e de seus jogadores, sendo uma ótima ferramenta para nós cartoleiros usarmos com nossas escalações.

 ANÁLISE DO TIME DO INTER CONTRA O BRASIL DE PELOTAS 08/03/2020:

66% de posse (30% no ATA)

23 finalizações (10 certas)

23 desarmes (10 no campo OFE)

532 passes (93% de acerto)

20 lançamentos (75% de acerto)

(Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Internacional)

Ou também podemos analisar um jogador em determinada partida. Exemplo:

YAGO FELIPE (FLUMINENSE) CONTRA O RESENDE, 08/03/2020:

1º do FLU em posse de bola (11%)

1º do FLU em passes ✓ (79)

1º do FLU em lançamentos ✓ (2)

1º do FLU em desarmes (2)

Yago Felipe no treino (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

Há uma tendência da equipe do Cartola FC não fazer os scouts do game esse ano, com uma grande possibilidade de terceirização do serviço com uma empresa paralela.  Há rumores de que será o site footstats o responsável por fazer a contagem e interpretação dos dados das partidas. E devido a essa possível alteração, poderemos ter mudanças em relação a contagem de pontos mais interpretativos, como defesa difícil e roubada de bola. Uma sugestão para melhorar o game seria tirar as defesas difíceis, e passar a contar todas como defesas simples. E ao invés da roubada de bola, poderiam utilizar o quesito de interceptações e desarmes, que são mais fáceis de interpretar.

Parte dos cartoleiros não enxergam essas possíveis alterações com bons olhos, pois o Cartola FC no ano passado tinha conseguido ajeitar a contagem das pontuações, erraram muito pouco, a não ser a questão da defesa difícil, que vale muito a perspectiva. A tendência de uma mudança para outra empresa trará possíveis alterações nas interpretações dos lances ou na criação de outros métodos que os cartoleiros não estão acostumados, onde provavelmente vão estranhar, criando um debate sem fim. Por causa disso, a terceirizada terá que criar um canal de comunicação para tirar as prováveis dúvidas.

Então cartoleiros, o que acham dessa possibilidade? O cartola será melhor pra nós ou passaremos os antigos “perrengues” de sempre? Vamos torcer para que melhore!!!

quer mais conteúdo?

Veja publicações parecidas

MUDANÇA NA PONTUAÇÃO DO CARTOLA FC

Temos mais novidades para o Cartola FC 2020. Apesar da transmissão ter ocorrido no dia 1º de abril, nada do que foi dito é mentira.

Mais Novidades pro Cartola Fc 2020

Rolou uma live no perfil da Carol Bernardi (@acarolbernardi) no dia 20/03/2020, com Fred Ring (@fred.ring, Central de Estatísticas da Globo) e Cassius Leitão (@cassiusleitao8,