Como a tabela apertada do brasileirão afeta o cartola?

(Foto: Maracanã/Reprodução)

De fato, é comum ver os técnicos do campeonato brasileiro reclamarem da tabela apertada. E esse ano, novamente, o calendário está SUFOCANTE. Pelo Brasil ser um país de escala continental, as equipes tem que se deslocar bastante, por exemplo, são entre 2000 e 3000 km para um time do Rio de Janeiro jogar no Nordeste, e são mais de 3000 km para estar no Sul.

Essa deslocação requer tempo, tendo até times que não conseguem treinar nessa maratona de jogos. E muitos deles fecham treino, prejudicando a nós cartoleiros em relação às notícias dos prováveis do cartola. Sendo esse um dos principais motivos para a inclusão do BANCO DE RESERVAS, onde existiria a possibilidade de trocar um jogador escalado, que por algum motivo não jogasse na rodada, por uma segunda opção.

Jogadores do Internacional viajando de avião (Foto: Twitter/Reprodução)

Nas 5 primeiras rodadas, tem o espaço de uma semana entre elas, possibilitando aos treinadores tempo para preparar melhor suas equipes.  Mas, depois, o período de um jogo para o outro encurta. Entre Maio e Junho, os times jogarão 10 jogos num espaço de 32 dias, tendo em média 1 JOGO A CADA 3 DIAS. Entre outubro e novembro terá outra sequência pesada, 8 jogos em 31 dias. E no final do brasileiro, 7 jogos em 32 dias.

Devido a esses curtos períodos com muitas partidas, tende a ser difícil escalar nossos times no cartola. PRIMEIRO, pela alta probabilidade dos técnicos mudarem muito as equipes, com a escalação de reservas, ou mesclando junto aos titulares, visando poupar peças importantes.  SEGUNDO, pela chance de muitos jogadores se machucarem, por causa da alta sequência de jogos.

Outro fator que tende a dificultar são as realizações das olimpíadas (que ocorrerá no Japão entre 24 de julho e 9 de agosto) e Copa América (ao qual será organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol na Argentina e Colômbia, entre 12 de junho e 12 de julho). Visto que o campeonato brasileiro não será paralisado, alguns times terão possíveis desfalques pelas convocações nesse período, como por exemplo: Éverton Cebolinha e Matheus Henrique (Grêmio), Bruno Henrique, Arrascaeta, Gabigol (Flamengo), Gustavo Gómez (Palmeiras), Soteldo e Carlos Sanchéz (Santos), entre outros.

quer mais conteúdo?

Veja publicações parecidas

MUDANÇA NA PONTUAÇÃO DO CARTOLA FC

Temos mais novidades para o Cartola FC 2020. Apesar da transmissão ter ocorrido no dia 1º de abril, nada do que foi dito é mentira.

Mais Novidades pro Cartola Fc 2020

Rolou uma live no perfil da Carol Bernardi (@acarolbernardi) no dia 20/03/2020, com Fred Ring (@fred.ring, Central de Estatísticas da Globo) e Cassius Leitão (@cassiusleitao8,