Como a Pandemia do Coronavírus afeta o futebol?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) a PANDEMIA de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Com essa Pandemia declarada, o mundo do futebol está sofrendo graves consequências, havendo paralizações e jogos com portões fechados em diversos campeonatos.

 A Uefa confirmou o adiamento de 2 jogos da LIGA EUROPA. Sevilla x Roma e Inter de Milão x Getafe não acontecerão nesta quinta-feira como previsto. A Roma não recebeu autorização para pousar na Espanha, enquanto o presidente do Getafe disse que seu time não iria viajar para não correr o risco. Outros jogos também foram/ serão com portões fechados: Inter de Milão x Ludogorets, Wolfsburg x Shakhtar Donetsk, Olympiacos x Wolverhampton, Basel x Eintracht Frankfurt, Bayer Leverkusen x Rangers, Lask Linz x Manchester United.

(Foto: Inter de Milão/Divulgação)

Na Liga dos Campeões, os seguintes confrontos foram/serão com portões fechados: Paris Saint-Germain x Borussia Dortmund, Atalanta x Valencia, Barcelona x Napoli, Bayern x Chelsea.

ESPANHA

A Federação Espanhola de Futebol anunciou que a decisão da Copa do Rei foi ADIADA após um acordo com os finalistas Real Sociedad e Athletico Bilbao. O duelo, que aconteceria no dia 18 de abril, deve ser remarcado para o fim de maio para que a partida não fosse realizada com os portões fechados. A data ainda será definida.

As rodadas 28ª e 29ª da Primeira Divisão e 32ª e 33ª da Segunda Divisão serão com portões fechados. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde espanhol e pelo Conselho Superior do Esporte. A liga que organiza o torneio garante que o torneio não será suspenso. Já a Real Federação Espanhola cancelou todo o futebol não profissional por pelo menos duas semanas, a partir do dia 11 de março.

Nesta quinta-feira está marcada uma reunião entre a La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, e a Federação Espanhola de Futebol. E segundo o jornal “Sport” existe a possibilidade do Campeonato Espanhol ser suspenso.

ARGENTINA E ELIMINATÓRIAS SULAMERICANAS

Na América do Sul, o governo da Argentina decidiu suspender atividades esportivas no país até o fim do mês de março. Um comunicado foi enviado às federações locais indicando a decisão da Secretaria de Esportes do Ministério do Turismo e Esporte do país. A Conmebol emitiu uma nota oficial passando toda as decisões em relação às eliminatórias sul-americanas para a FIFA.

INGLATERRA

O primeiro jogo da Premier League influenciado pela epidemia foi Manchester City x Arsenal, pela 28ª rodada. A partida foi adiada por medida de precaução depois que o clube londrino soube que alguns jogadores tiveram contato com Evangelos Marinakis, presidente do Olympiacos, que foi diagnosticado com coronavírus. Os jogadores do Arsenal possivelmente entrarão em quarentena.

ALEMANHA

Serão realizados 9 jogos da primeira divisão e 6 da segunda divisão com portões fechados até o dia 5 de abril. Além deles, o amistoso entre Alemanha e Itália, em Nurembergue, também não terá torcida. O Bayern recomendou que jogadores não dessem autógrafos ou tirassem fotos.

ITÁLIA

Trata-se do país com o maior número de casos de Covid-19 fora da Ásia. Com jogos remarcados ou com portões fechados há duas semanas, a epidemia no local piorou, e todas atividades esportivas na Itália estão suspensas até o dia 3 de abril. A Federação Italiana estuda três possibilidades para o problema: realizar playoffs, manter a tabela como está ou não declarar campeão nesta temporada. O zagueiro Rugani, da Juventus, foi diagnosticado com o coronavírus, com isso, possivelmente os jogadores da equipe entrarão em quarentena.

FRANÇA

A Liga Francesa anunciou que todas as partidas das primeiras divisões serão com portões fechados até o dia 15 de abril. Antes disso, alguns jogos pela Ligue 1 haviam sido adiados. Além disso, a final da Copa da França entre Paris Saint-Germain e Lyon, marcada para o dia 4 de abril, foi adiada indefinidamente.

PORTUGAL

Com base em uma decisão unida dos sindicatos de jogadores locais, árbitros e médicos, a federação portuguesa decidiu suspender todos os campeonatos de categorias de base de futebol e futsal entre os dias 14 e 28 de março, assim como proibir público em todas as competições profissionais. A média ainda não tem previsão de término.

HOLANDA

Os três jogos do campeonato holandês na região de Brabant no próximo fim de semana foram cancelados.

Outras ligas suspensas

Campeonato Suíço: até o dia 23 de março

Campeonato Austríaco: jogos da 23ª e 24ª rodada suspensos.

Outras ligas com portões fechados

Romênia: Federação local anunciou jogos com portões fechados até segunda ordem

Grécia: todos os eventos esportivos serão com portões fechados nas próximas duas semanas

Bulgária: próximas duas rodadas serão com portões fechados

Polônia: jogos com portões fechados até segunda ordem

Marrocos: jogos com portões fechados até segunda ordem

Paraguai: jogos com portões fechados nos próximos 15 dias

Continente Asiático

No continente asiático, a Associação Chinesa de Futebol suspendeu por tempo indeterminado todas as competições, no dia 30 de janeiro. A seleção feminina da China teve que disputar o pré-olímpico fora do país. Também houve o adiamento de jogos da Champions da Ásia.

No campeonato Japonês, depois de algumas partidas adiadas no fim de fevereiro, a liga japonesa decidiu parar todas as competições esportivas até o dia 15 de maio. E nas eliminatórias asiáticas, a Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) concordaram em adiar partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, marcadas para março e junho.

Situação do Coronavírus:

Pelo mundo, são 109 países afetados e a China;

Desses 109, 53 reportaram seus casos entre dezembro e 29 de fevereiro;

O restante, 56 países (51%), tiveram suas primeiras infecções nos últimos 10 dias.

No Brasil, há 893 casos suspeitos, eram 930 casos na segunda-feira;

34 casos confirmados, eram 25 no balanço anterior;

780 casos descartados;

5 pacientes estão hospitalizados;

5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior.

Esses dados trazem uma perspectiva muito ruim às copas e ao campeonato brasileiro, pois o número de casos está crescendo cada vez mais, e isso pode gerar possíveis consequências, como: jogos com portões fechados, adiamentos de jogos ou até cancelamento de campeonatos, como está sendo feito na europa. E isso também preocupa muito a nós cartoleiros, pois do jeito que está, com a tendência de caos total, pode não haver o Cartola FC esse ano.

quer mais conteúdo?

Veja publicações parecidas

MUDANÇA NA PONTUAÇÃO DO CARTOLA FC

Temos mais novidades para o Cartola FC 2020. Apesar da transmissão ter ocorrido no dia 1º de abril, nada do que foi dito é mentira.

Mais Novidades pro Cartola Fc 2020

Rolou uma live no perfil da Carol Bernardi (@acarolbernardi) no dia 20/03/2020, com Fred Ring (@fred.ring, Central de Estatísticas da Globo) e Cassius Leitão (@cassiusleitao8,